Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Pneus Calibrados

Manter os pneus calibrados é um processo simples e importante, mas, muitos motoristas não dão a atenção necessária, é comum ver no trânsito ou em estacionamentos carros com pneus visivelmente com a calibragem baixa (murchos). Também é comum observar carros sendo abastecidos para a semana de trabalho ou para viagem sem que estes passem pelo calibrador.

O ideal é conferir a calibragem uma vez por semana, ou, dependendo do uso, sempre que fizer abastecimento para uma grande quilometragem. Lembrando que o correto é sempre calibrar com os pneus frios e não esquecer o estepe.

Qual a calibragem ideal?

Sempre seguir o manual do proprietário ou observar a plaqueta que normalmente fica na tampa de combustível ou no lado de dentro da porta. É importante observar o tamanho do aro (o mesmo veículo pode ser montado com mais de uma medida) e a quantidade de pessoas ou cargas transportadas.
Alguns problemas com a pressão baixa:
- Desgaste rápido e irregular;
- Perda de estabilidade;
- Direção pesada;
- Desgaste prematuro do conjunto de suspensão;
- Aumento do consumo de combustível.
Alguns problemas com a pressão alta:
- Desconforto e insegurança para o motorista;
- Perda de estabilidade;
- Maior desgaste no centro da banda de rodagem.
Veja a matéria do programa Auto Esporte.